4 dicas para relacionamento com os clientes nas redes sociais | Social UP

4 dicas para relacionamento com os clientes nas redes sociais

O telefone não tem mais a eficácia que antes tinha e sabemos que hoje as informações são muito mais procuradas diretamente via internet. Se a sua empresa tem um perfil em redes sociais, como Instagram e Facebook, você já deve saber que os questionamentos e comentários são diversos, exigindo certo preparo para saber lidar da melhor forma com todos os clientes. Quer saber quatro dicas para se relacionar com os seus clientes nas redes sociais? Confira!

1 - Usar uma linguagem padrão


É imprescindível lembrar que cada marca deve ter uma linguagem definida. Isso porque a forma como a empresa se porta tem tudo a ver com o segmento em que ela atua e o propósito que ela tem.

Um consultório médico, por exemplo, precisa se portar com mais formalidade e seriedade, enquanto um bar pode utilizar uma linguagem mais divertida e informal. Por isso é importante que todas as pessoas que fazem parte da administração das suas páginas online sejam orientados a usarem esse padrão, mantendo sempre a mesma relação com os clientes.

2 - Estar sempre disposto a ajudar


Parece bobo ter que falar disso mas, além da linguagem padrão, o ideal é sempre utilizar um tom amigável, que se mostre disponível a resolver os possíveis problemas e responder quaisquer dúvidas que surjam. Ao ver que a sua empresa se importa, se dá mais abertura para que as pessoas confiem na sua marca e no trabalho que você realiza, garantindo mais chance de fidelização dos clientes.

3 - Atender a todos


Mesmo quando são apenas mensagens sem questionamentos ou dúvidas, a dica é que você responda. Isso pela simples razão de que o intuito de utilizar esses meios é criar relações com os clientes, ou seja, não podemos deixá-los falando sozinhos. Retribua elogios, agradeça pela confiança na marca e sempre demonstre que você se importa!

Isso também vale para quando se recebe reclamações ou críticas. Nunca apague ou oculte, por pior que sejam as mensagens. O ideal é responder publicamente se disponibilizando para solucionar o problema, sendo cordial e se desculpando, além de mostrar que é possível resolver a situação, ao invés de deixar que outras pessoas leiam as reclamações sem resposta e criem uma imagem negativa da sua empresa.

4 - Responder o mais rápido possível


Nós sabemos que a vida de todo mundo está cada vez mais corrida e é justamente por isso que ser eficiente faz toda a diferença para o consumidor. As pessoas buscam respostas rápidas e objetivas, ou seja, é imprescindível estar sempre de olho ou até mesmo ter alguém responsável pelo atendimento online.

Quer um exemplo para ficar mais claro? Imagina só se você é dono de um restaurante e recebe, perto das 10h da manhã, uma dúvida sobre o cardápio do dia. O ideal é responder até as 11h, certo? Assim ainda dá tempo do cliente ir até o seu restaurante almoçar. Se passar do 12h, você provavelmente terá perdido um cliente.

Viu só como estar presente nas redes sociais exige resiliência? Esperamos que você tenha gostado das dicas. E, é claro, se quiser alguém confiável para administrar seus perfis, é só falar conosco, da Social Up. Até mais!



Postado originalmente em 15/08/2018

Atualizado em 15/08/2018

Deixe um comentário

O que você achou dessa postagem? Ficou com alguma dúvida, tem algo a acrescentar? Ficaremos muito felizes com o seu comentário. Apenas o seu nome e o comentário ficarão públicos, seu e-mail não será publicado.