Cores e identidade visual: entenda sua relação | Social UP

Cores e identidade visual: entenda sua relação

Você já sabe que a identidade visual é um dos investimentos essenciais para qualquer empresa, já que é a primeira imagem que as pessoas têm da sua marca, além de demonstrar mais profissionalismo e seriedade. Essa identidade é formada por diversos elementos, como símbolos, fontes e cores.

Considerando, então, que as cores têm significado e podem remeter a diversas sensações e transmitir diferentes mensagens para quem as vê, percebemos a importância de considerá-las na criação da identidade visual. Entenda melhor essa relação no post que nós, da Social Up, preparamos para você!

Como escolher a cor certa?


Na hora de desenvolver uma identidade visual, os profissionais devem pensar na resposta que ela vai gerar quando o consumidor entrar em contato com a imagem. Além da transmissão de uma mensagem mais factível, a identidade visual também gera uma resposta emocional, que tem muita relação com as cores.

O posicionamento da sua marca deve estar de acordo com as cores que estão sendo utilizadas pois, apesar da resposta ser bastante subjetiva - e às vezes até criticada pelos cientistas, as técnicas utilizadas pelos designers têm dado certo. Vale a pena entender as percepções que as principais cores trazem. Confira:

Preto: traz uma ideia de sofisticação, poder e seriedade. Podemos perceber isso em roupas, automóveis e utilizando o exemplo de outras marcas, que trazem um grande empoderamento. A dica é utilizar essa cor para marcas de tecnologia, alta costura e business.

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Vermelho: sendo uma das cores mais fortes, o vermelho costuma trazer a ideia de energia, paixão e vitalidade. É comum utilizarmos essa cor com uma proposta de mais ousadia, para ser mais chamativo. Por isso, se indica que a cor seja usada para varejo, portais/canais de notícias e empresas de transporte.

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Azul: com diversos tons disponíveis, o azul costuma trazer uma impressão de mais calmaria - muito por estar relacionado ao mar -, paciência e profissionalismo. Usar a cor para marcas de tecnologia, viagens e saúde pode ser uma boa alternativa.

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Verde: sempre relacionado com o meio ambiente, é nessa linha a imagem que a cor verde transmite: ética, crescimento, saúde e esperança. A dica é usar o verde para a identidade visual de empresas de alimentação, sustentabilidade, energia e mercado financeiro.

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Amarelo e laranja: apesar de serem diferentes, o amarelo e o laranja tem efeitos bem parecidos. São cores bastante chamativas e, por isso, proporcionam o sentimento de alegria, vitalidade, criatividade e positividade. A dica é utilizá-las para empresas de tecnologia, transporte, alimentação e energia. É comum vermos essas cores também para empresas de educação.

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Essas são apenas as principais cores, mas existem diversas outras, além das incontáveis variações de tons que podem existir. Vale lembrar que essas não são regras, mas são direcionamentos importantes para entender o que uma cor pode transmitir. É por isso que devemos levar em consideração na hora de pensar na identidade visual: a primeira impressão precisa colaborar com a construção da mensagem correta.

Confira também: Vale a pena investir em identidade visual?

A dica é sempre contratar profissionais qualificados, como a Social Up, pois assim se tem todas as bases necessárias para realizar um trabalho que conta com uma visão macro e vai posicionar a sua marca da melhor maneira no mercado. Conte conosco. Até mais!


Postado originalmente em 01/09/2018

Atualizado em 03/09/2018

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